Roteiro de Produção da Rapadura Mônada

--------------------------------------------------------------------------

Produto: Rapadura

Peso: 25 g
Medidas: 50mm x 25mm x 15mm
Ingrediente: Caldo de cana-de-açúcar concentrado.
Não contém glúten.
Produto 100% natural. Rapadura

Colheita da Matéria Prima (Cana de Açúcar)

   A cana-de-açúcar é colhida crua, ou seja, sem o uso do fogo e transportada para a seção de moagem utilizando-se carretas puxadas por trator.
Carroça Fabrica

Extração do Caldo - moagem

   A cana-de-açúcar é moída em engenho de duplo estágio, acionado por motor elétrico. O caldo extraído, é chamado de caldo primário ou normal. Do engenho até o tacho, todo deslocar do caldo de cana-de-açúcar é por gravidade.
Obs.: Todo bagaço de cana-de-açúcar produzido, é utilizado para alimentar a caldeira.
Moedor Moedor

Limpeza do Caldo – peneiragem / decantador

   O caldo passa por uma peneira (aço inox) giratória acionada por motor elétrico, etapa chamada de peneiragem, onde se retem impurezas grosseiras, constituídas principalmente de bagacinho, gravetos, folhas (palha) e outras. Em seguida passa pelo decantador (aço inox) para a remoção das impurezas pesadas (areia, terra e outras) e impurezas leves finas (ceras, albuminas, sais fosfóricos e outras). Na parte inferior são separadas as impurezas pesadas e na parte superior, pelo uso de anteparos, as impurezas leves.
Limpador Limpador

Correção PH do Caldo

   Após o ciclo de limpeza, o caldo passa pela bacia (aço inox) para a correção do PH, realizada com o leite de cal, e dai direto para o tacho.
Correção PH

Clarificação do Caldo - tacho

   Estando o tacho (a vapor) cheio de caldo, inicia-se o aquecimento. Nesta etapa são retiradas, com o auxilio de uma escumadeira (aço inox), as impurezas (ceras, albuminas e sais fosfóricos) solúveis no caldo e coaguláveis pelo calor. As espumas, formadas, são lançadas nas calhas laterais do tacho, para descarte.
Tacho Tacho

Evaporação (concentração) do Caldo - tacho

   O caldo de cana-de-açúcar, após passar pelo processo de clarificação, entra na fase de perda continua de água, esta fase caracteriza-se por uma intensa fervura, transformado-se num liquido cada vez mais amarelado e espesso. A certa altura da concentração, o xarope vai assumindo uma ebulição mais tranquila, nesta fase se processa o cozimento, com o uso de termômetro indica-se o ponto final de cozimento (concentração final +/- 90º Brix).
caldo caldo

Resfriamento e Agitação da Massa Cozida - batedor

   O xarope após concentração final, é transferido ao batedor (aço inox) acionado por motor elétrico, para a operação de agitação e resfriamento da massa.
Batedor Batedor

Modelação - fôrmas

   A massa é transferida para as fôrmas (aço inox), onde se solidifica rapidamente. Após resfriada, a rapadura é retirada (desenformadas), indo para local apropriado onde ocorre o total resfriamento, dai para a seção de embalagem.
Forma Forma

Rapadura Mônada: Faz. Itapiraçaba - Local denominado Sto Antônio -
Rod. Januária Brejo do Amparo, 5090 - Zona Rural - Januária / MG – CEP 39.480-000
Contatos: (38) 9986 8276 - george@rapaduramonada.com.br